quarta-feira, 17 de março de 2010

"101 razões para tomar café"

Pensando em um novo tema para o segundo post, percebi que muitas pessoas adoram falar que o café faz mal pra saúde, causa gastrite, dá insônia e outros malefícios. Quem nunca foi aconselhado a parar de beber café?

Pois é, lembrando disso pensei: “Meu Deus, se isso for mesmo verdade meu blog vai morrer na praia, ou melhor, na xícara”, rsrs.

Procurando respostas para essas dúvidas encontrei o dr. Darcy Lima, um estudioso dos efeitos do café na saúde - ou cafeólogo - que mantém um site sobre Café & Saúde. Bingo! Descobri também que ele acaba de escrever o livro “101 razões para tomar café” (R$39), que será lançado em abril pela Café Editora.

Dr. Darcy me explicou que buscou colocar textos bem-humorados e informativos, mostrando 101 motivos para não deixarmos esse simples hábito de lado nem um único dia. O livro mostra que as razões passam por quatro temas: sabor, história, saúde e cultura. Entre as relacionadas à saúde estão a prevenção do câncer e da obesidade e a proteção contra a gripe; a bebida ainda é boa para o coração, para a pele e diabetes.

Além disso, uma pesquisa liderada por ele revela que o consumo diário e moderado de café é benéfico ao cérebro, pois a bebida estimula o sistema de vigília, aumenta a atenção, a concentração e a memória, melhorando assim a atividade intelectual.

Nossa! Santo remédio!
O autor tem “propriedade” (como diria minha mãe). Há 30 anos estuda os efeitos do café no organismo e este é o quinto livro que escreve sobre o tema. Segundo ele, os brasileiros devem saber mais sobre esta “saudável bebida”, afinal somos os segundos maiores consumidores de café do mundo e os maiores produtores do planeta.

Para Lima, uma das razões que se destaca é o fato de ser uma bebida natural, ao contrário de refrigerantes e sucos de caixinha que contem conservantes. Além disso, quando misturada ao leite é a melhor bebida para a criançada.
Um outro motivo, que pode deixar muita gente de queixo caído, é a relação do café com o amor. Segundo o a bebida melhora nosso humor e seu aroma funciona estimulando áreas do cérebro que despertam o convívio social e até mesmo o amor.

“Toda vez que vemos um amigo e queremos bater um bom papo, um convite para um cafezinho é a primeira coisa que fazemos. O aroma do café nos faz recordar bons momentos da vida”, explica.

No entanto, Lima ressalta que - como qualquer outra coisa - café em excesso pode sim ser prejudicial à saúde. Se não for consumido com moderação pode causar insônia e até síndrome do pânico. Nada de pavor! É só seguirmos o conselho do especialista:

“Tomo 3 a 4 xícaras ao dia, sempre fresco, puro como anjo, quente como o inferno e doce como o amor”, revela acrescentando que prefere tomá-lo com açúcar. Assim como eu, que não suporto café com adoçante!

Perguntado sobre quais as suas cafeterias preferidas, o autor sugere o “Armazém do Café”, o “Café do Ponto” e as lojas da Nespresso. Em casa, nada de máquinas de café, dr. Darcy toma mesmo o velho e bom café coado.

Para aqueles que ficaram curiosos é só esperar o livro chegar às livrarias. Para os que se julgam sortudos, a revista Espresso vai sortear um exemplar para seus seguidores no twitter (www.twitter.com/revistaespresso).

Vou já seguir!
Beijos,
Alice Cordeiro

4 comentários:

  1. Nossa, que enorme!
    rsrsrsrs
    Quem não gosta de café, bom sujeito não é!

    ResponderExcluir
  2. Alicinha,PARABÉNS.Continue escrevendo seu blog,dou muita força,está legal.LOUCOS POR CAFÉ...

    ResponderExcluir
  3. Oi Alice!
    Gostei da idéia, parabens!
    Tb amo um cafezinho, mt bommm
    Bjs

    ResponderExcluir